Micaela Monteiro

Comissão Cientifica, Juri ICA, Mesa Saude Digital e Integração de Cuidados, Palestrante ENICIII

Micaela Monteiro é perita internacional em telessaúde e saúde digital. É médica, assistente graduada, em Medicina Interna. Formou-se na Universidade Heinrich-Heine em Dusseldorf e especializou-se na Alemanha, Reino Unido e Portugal. Dirigiu serviços de urgência durante mais de 10 anos. Neste contexto, Micaela e a sua equipa ganharam o Prémio de Qualidade de Maria Amélia de Mello. Frequentou o Programa de Alta Direcção do Sector da Saúde da AESE Business School e é pós-graduada em Gestão de Informação e Business Intelligence em Saúde pela NOVA Information Management School. Trabalhou nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde como Directora do Centro Nacional de Telessaúde e Centro de Contacto do SNS, SNS 24. Entre outros projectos, liderou as concepções do Plano Estratégico Nacional de Telessaúde e do canal digital do SNS 24. Micaela participou em vários projectos explorando a Inteligência Artificial nos cuidados de saúde, entre outros com o Instituto Fraunhofer, e apoiada pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia. Ela partilha a sua experiência como
• Membro da lista de peritos da OMS para a saúde digital.
• Key Expert para a telessaúde e saúde digital colaborando com a Comissão Europeia, o Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento e a OCDE.
• Oradora em conferências nacionais e internacionais
• Docente convidada no ensino pré- e pós-graduado
• Membro do Conselho Editorial da Revista Telehealth and Medicine Today
• Membro do Conselho Científico do Global Summit Telemedicine & Digital Health

Desde Janeiro de 2020, ocupa o cargo de Chief Medical Officer para a transformação digital na CUF. É também diretora clínica da CUF Digital.